sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Caracterização da personagem Hans ("Saga") a partir de uma frase

Caracteriza a personagem Hans a partir da frase “Para resistir ao vento, estendeu-se ao comprido no extremo do promontório.”.

A frase “Para resistir ao vento, estendeu-se ao comprido no extremo do promontório.”     revela muitas das características da personagem Hans.
No início da frase, podemos observar que Hans é persistente, já que luta pelo seu objetivo, ficar ao pé daquilo que ama – o mar, “[resistindo]” às adversidades do tempo. O protagonista é inteligente, pois mostra ter uma estratégia para se sentir em segurança nesta situação, revelando também ser conhecedor dos riscos e perigos da tempestade, na medida em que se “[estende] ao comprido” no chão, de modo a não ser levado pela intempérie, o que mostra a sua cautela. Não obstante, demonstra alguma inconsciência por arriscar a sua vida. Simultaneamente, porém, Hans é corajoso e destemido, uma vez que este risco que corre, fá-lo por querer perseguir um propósito (ver a tempestade) e astutamente percebe que é naquele local, “no extremo do promontório”, que o conseguirá fazer. Desta forma, apresenta-se como um rapaz confiante nas suas capacidades e seguro de que nada de mal lhe acontecerá.
Em suma, esta personagem, através da sua atitude, mostra o seu eterno amor pelo mar.
 8ºA (2014-2015)

            Hans é a personagem principal do conto “Saga” de Sophia de Mello Breyner Andresen.
       A partir desta frase, conseguimos perceber que o protagonista é persistente, pois “[resiste] ao vento”, ficando ali para poder observar a tempestade apesar das condições adversas que enfrenta. Desta forma, ele mostra ser cauteloso e conhecedor dos riscos e perigos por que está a passar, já que “[se estende] ao comprido [...] no promontório”, o que revela a sua inteligência, pois sabe que estratégias usar para sair ileso desta situação, uma vez que se permanecesse de pé poderia ser levado com o vento. Apesar disto, Hans demonstra ser corajoso e destemido ao arriscar a sua vida por se deitar “no extremo do promontório”, local bastante perigoso, no entanto, confia que nada lhe acontecerá, na medida em que o seu desejo de observar todo o espetáculo que se avizinha supera qualquer receio.
            Estas características reforçam o facto do protagonista ser um apaixonado pelo mar.

 8ºC (2014-2015)


Sem comentários:

Enviar um comentário