terça-feira, 7 de outubro de 2014

Comentário a um cartoon

Textos não Literários
Cartoon “Pintar a Natureza na janela” – in Porto Cartoon VIII 2006 – Jan Zandstra (Holanda)

1º parágrafo – introdução
O Cartoon “Pintar a Natureza na janela” é da autoria de Jan Zandstra (Holanda) e mostra claramente a falta de Natureza /vegetação/espaços verdes, nas grandes cidades.

2º parágrafo – descrição da imagem
A imagem mostra uma janela com vista para uma grande cidade, em que uma senhora decide acrescentar Natureza à paisagem, pintando no vidro um sol e plantas, dando alguma alegria à cidade, vista por dentro dessa casa. (37 palavras)


3º parágrafo – intenção crítica
Este cartoon pretende criticar a falta de espaços verdes, jardins, parques, nas grandes cidades.
Por norma, o homem preocupa-se mais em urbanizar grandes superfícies, destruindo a natureza existente, para poder rentabilizar o investimento. Desvalorizando o bem estar e a saúde das pessoas que lá vivem.
Desta forma, a paisagem vista das casas é triste e poluída. 

4º parágrafo – opinião sobre eficácia da mensagem
Este cartoon mostra bem o que o Homem faz à cidade, sem pensar nas consequências. Ou seja, retira todos os espaços verdes, não dando assim oportunidade às pessoas que aí vivem de os conhecer e de os disfrutar.
Os espaços verdes são bastante importantes nas grandes cidades, pois muitos deles são o “pulmão” e o “centro de bem estar” da população, embora na maior parte das vezes, se esqueçam de os criar.




Rodrigo Pica
8ºA

2014-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário