terça-feira, 19 de maio de 2015

Texto expositivo - Vanessa vai à luta

TEXTO EXPOSITIVO
Escreve um comentário, no qual exponhas o assunto e a crítica evidenciada no excerto apresentado – pág. 7-14
O teu texto deve incluir uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma parte de conclusão. Organiza a informação da forma que considerares mais pertinente, tratando os tópicos apresentados a seguir.
 Identificação da cena a que pertence o excerto e das personagens nela intervenientes.
Descrição das ações desenvolvidas pelas personagens;
Caracterização de Vanessa a partir das atitudes e da linguagem utilizada;
Explicitação dos aspetos críticos evidenciados nesta cena.



Proposta de Correção:

         Na cena I da obra Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes, intervêm três personagens: Vanessa, Rodrigo e a Mãe.
         Os dois irmãos encontram-se na sala de estar e, enquanto ela brinca sozinha no chão com uma Barbie e um Action Man, criando uma grande desarrumação e agitação, ele está calmamente sentado a assistir aos programas da TV Shop, denotando-se um contraste no comportamento e na forma de estar de cada um deles.
         Vanessa caracteriza-se por apresentar uma postura e atitude pouco convencionais para uma menina, uma vez que revela uma grande agressividade nas brincadeiras que desenvolve, criando lutas constantes entre os seus bonecos e apresenta uma linguagem muito grosseira e, por vezes, ofensiva nos diálogos que estabelece entre eles. Além disso, revela-  -se um pouco desobediente, ao não responder às chamadas da mãe para a ajudar nas tarefas domésticas, e rebelde na forma como se insurge contra o facto de ter que ser ela a realizá-las ao invés do seu irmão. Demonstra, igualmente, inteligência no modo como altera o seu comportamento quando a mãe surge na sala, para que esta não se aperceba do que estava a fazer.
         Através da personagem Rodrigo, consegue-se antever uma crítica à sociedade consumista e crente em “dietas milagrosas” e modelos de magreza e através da personagem Vanessa, pretende-se criticar uma visão estereotipada do papel atribuído às raparigas, que, geralmente, se espera que brinquem com bonecas e ajudem na lida doméstica, apresentando uma postura mais recatada. Realça-se, ainda, o facto de ao irmão, apesar de ser mais velho e de estar folgado, não lhe ser atribuída qualquer responsabilidade ou tarefa, simplesmente por ser rapaz.
         Em suma, esta é uma cena que retrata a rotina diária de muitas famílias que se deixam manipular pelos modelos criados por uma sociedade sectária.
296 palavras
Redução de texto

         Na cena I de Vanessa vai à luta, intervêm três personagens: Vanessa, Rodrigo e a Mãe.
            Os irmãos encontram-se na sala e, enquanto ela brinca sozinha no chão, criando uma grande desarrumação e agitação, ele está calmamente sentado a assistir aos programas da TV Shop, denotando-se um contraste no comportamento das personagens.
            Vanessa apresenta uma atitude pouco convencional, revelando agressividade nas brincadeiras que desenvolve e apresentando uma linguagem rude e ofensiva nos diálogos que estabelece. Além disso, revela-se desobediente, ao não responder às chamadas da mãe e rebelde ao insurgir-se contra o facto de ter que ser ela a realizar atividades domésticas e não o irmão. Finalmente, demonstra inteligência quando altera o seu comportamento para que a mãe não se aperceba do que estava a fazer.
            Através de Rodrigo, consegue-se antever uma crítica à sociedade consumista e crente em “dietas milagrosas” e através de Vanessa, pretende-se criticar uma visão estereotipada do papel atribuído às raparigas, que se espera que brinquem com bonecas e ajudem na lida doméstica, contrariamente aos rapazes a quem não é atribuída qualquer responsabilidade.
            Concluindo, esta cena retrata a rotina diária de muitas famílias que se deixam manipular pelos modelos criados por uma sociedade sectária.

198 palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário